Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE:  HÁ UMA MELHORIA DRAMÁTICA NA QUALIDADE DO AR GRAÇAS AS POLÍTICAS AMBIENTAIS EM TODA UE

As exigentes políticas ambientais em toda a UE estabelecem melhorias dramáticas na qualidade do ar que salvou milhares de vidas  Graças à melhor qualidade do ar, cerca de 60.000 menos pessoas morreram prematuramente devido à poluição por partículas finas em 2018, em comparação com 2009.

Políticas ambientais em toda a UE estabelecem melhorias dramáticas na qualidade do ar que salvou milhares de vidas

 

 

Houve uma melhoria marcante na qualidade do ar europeu na última década, relata a Agência Ambiental Europeia, com a União Europeia, as políticas nacionais e locais e os cortes de emissões em setores-chave fazendo uma grande diferença na redução dos níveis de poluição do ar.

De acordo com o relatório Qualidade do ar na Europa – 2020 da EEA , desde 2000, as emissões dos principais poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de nitrogênio, dos transportes diminuíram significativamente, apesar da crescente demanda por mobilidade e do aumento associado nas emissões de gases de efeito estufa do setor. As emissões de poluentes do fornecimento de energia também viram grandes reduções, enquanto o progresso na redução das emissões dos edifícios e da agricultura tem sido lento.

Graças à melhor qualidade do ar, cerca de 60.000 menos pessoas morreram prematuramente devido à poluição por partículas finas em 2018, em comparação com 2009. Para o dióxido de nitrogênio, a redução é ainda maior, pois as mortes prematuras diminuíram cerca de 54% na última década. A implementação contínua de políticas ambientais e climáticas em toda a Europa é um fator-chave por trás das melhorias.

“Os dados da EEA provam que investir em melhor qualidade do ar é um investimento para melhor saúde e produtividade para todos os europeus. Políticas e ações que são consistentes com a ambição de poluição zero da Europa, levam a vidas mais longas e saudáveis ​​e sociedades mais resilientes ”, disse Hans Bruyninckx,  Diretor Executivo da AEA, em um comunicado .

“É uma boa notícia que a qualidade do ar está melhorando graças às políticas ambientais e climáticas que temos implementado … Com o Acordo Verde Europeu, estabelecemos a ambição de reduzir todos os tipos de poluição a zero. Se quisermos ter sucesso e proteger totalmente a saúde das pessoas e o meio ambiente, precisamos reduzir ainda mais a poluição do ar e alinhar nossos padrões de qualidade do ar mais de perto com as recomendações da Organização Mundial de Saúde ”, Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pesca , explicou.

Os próximos passos para as nações da Europa incluem seguir o Plano de Ação da UE para uma  Ambição de Poluição Zero no âmbito do Acordo Verde Europeu.

Fonte: Good News Network

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho