Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE: FLORESTAS REGENERADAS NO MUNDO EQUIVALEM A UMA ÁREA DO TAMANHO DA FRANÇA

Um projeto para mapear as florestas regeneradas do planeta verificou que isso se deu numa área de 59 milhões de hectares, nos últimos 20 anos, equivalente a uma área do tamanho da França. Os vários grupos científicos e conservacionistas envolvidos no projeto, tem o potencial de absorver 5,9 gigatoneladas de dióxido de carbono. Um boa notícia que você precisa conhecer os detalhes!

A área de florestas regredidas desde 2000 cobre o tamanho da França, potencialmente absorvendo um ano inteiro de emissões dos EUA

O naturalista John Muir disse certa vez, em relação à aprovação da lei que protegia o Vale de Yosemite, que, como resultado, “todo pinheiro estará balançando os braços de alegria”.

É lindo pensar como ele comentaria nas notícias do WWF de que a regeneração das florestas naturais em todo o mundo cobriu uma área do tamanho da França – 59 milhões de hectares – nos últimos 20 anos.

De acordo com os vários grupos científicos e conservacionistas envolvidos no projeto, a floresta restaurada – que foi rastreada usando dados de satélite – embora seja tão grande quanto a França, tem o potencial de absorver 5,9 gigatoneladas de dióxido de carbono, mais do que as emissões anuais do nós

“Este mapa será uma ferramenta valiosa para conservacionistas, formuladores de políticas e financiadores para melhor compreender as várias maneiras pelas quais podemos trabalhar para aumentar a cobertura florestal para o bem do planeta”, disse John Lotspeich, diretor executivo da Trillion Trees. “Os dados mostram o enorme potencial dos habitats naturais para se recuperar quando têm a chance de fazê-lo.”

1,2 milhão de hectares de regeneração foram vistos nas florestas ao longo da fronteira norte da Mongólia, enquanto o Canadá e a bacia da África central também foram pontos críticos de regeneração.

Além disso, as florestas ao longo da costa atlântica do Brasil, perdendo apenas para a Amazônia em biodiversidade, viram uma área do tamanho da Holanda retornar às árvores desde o ano 2000.

Todas as florestas rastreadas são naturais e as ONGs incluíram em seus dados áreas que não precisaram de nada mais do que ser deixadas sozinhas para se regenerar e grupos de árvores que precisaram de ajuda ativa para voltar a crescer. Eles excluíram deliberadamente as plantações comerciais do projeto.

mapa de satélite resultante , que foi um esforço conjunto entre WWF, Birdlife International e Wildlife Conservation Society, é descrito como exploratório, e os colaboradores por trás dele estão pedindo que seja revisado e refinado.

As árvores são uma forma excelente e barata de retirar CO2 da atmosfera, um dos principais objetivos que os cientistas designaram para mitigar os piores efeitos das mudanças climáticas.

Fonte: Good News Network

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho