Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE: A SUBSTANCIAL REDUÇÃO DO CONSUMO DE DIESEL, NUM PERÍODO DE 24 ANOS NA CALIFÓRNIA, RESULTOU EM 78% DE REDUÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

A natureza agradece a iniciativa das autoridades e da própria população no que tange a redução do consumo de diesel, combustível com alto teor de enxofre e à substituição dos navios a diesel por elétricos, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Num período de 24 anos a quantidade de DPM (material particulado de diesel) nos céus da Califórnia caiu 78%, enquanto as mortes cardiopulmonares e por câncer relacionadas à poluição do diesel caíram 82%. Convido você a ler o artigo completo a seguir e tomar conhecimento de como isso foi possível!

Em 24 anos, a Califórnia reduziu a poluição atmosférica tóxica em 78%, resultando em 82% menos mortes atribuíveis

Os padrões de controle da poluição do ar da Califórnia reduziram drasticamente a quantidade de partículas de diesel no ar e as mortes cardiopulmonares atribuíveis à qualidade do ar.

Cientistas da UC Berkeley estão saudando os padrões do motor a diesel do estado e outras medidas impostas ao longo de vários anos, mesmo em face da flexibilização das regulamentações ambientais nos últimos anos.

Se alguém nunca viu as fotos da cidade de Los Angeles antes do Clean Air Act, elas parecem algo saído do filme Escape from LA Mas o incentivo ao abandono dos combustíveis com alto teor de enxofre e à substituição dos navios a diesel por elétricos reduziu gradualmente o show de terror – apesar do fato de ainda hoje haver mais carros registrados no estado da Califórnia do que em qualquer outro estado.

“Nossa análise das emissões de DPM (material particulado de diesel) de origem móvel sugere que muitas políticas setoriais da Califórnia têm sido altamente eficazes em relação ao resto dos Estados Unidos”, escrevem os autores do artigo publicado na Science .

Eles descobriram que do período entre 1990 e 2014, a quantidade de DPM nos céus da Califórnia caiu 78%, enquanto as mortes cardiopulmonares e por câncer relacionadas à poluição do diesel caíram 82%.

A maior queda veio de reboques de trator, o que não é surpreendente, dado o fato de que costumam rodar com diesel e cobrem muitos quilômetros. Reduções também foram observadas em veículos de passeio e de construção, bem como no setor marítimo.

O consumo geral de diesel na Califórnia realmente aumentou ao longo deste período, o que sugere que os mandatos para mudar para combustíveis mais refinados e adaptar os veículos existentes com filtros de poluição são estratégias altamente eficazes (ambos são recomendados para implementação em outros estados pelos cientistas de Berkeley).

Movimentos em direção ao transporte elétrico público e privado, como a ordem executiva do governador Newsom para proibir a venda de veículos movidos a combustível fóssil após 2035, devem limpar os céus da Califórnia substancialmente mais – e será uma conquista importante de uma das maiores economias do país.

Fonte: Good News Network

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho