No intuito de garantir que florestas não serão divididas em segmentos menores e desenvolvidas o Ingka Group está criando servidões permanentes que legalmente impedem a floresta seja dividida. A IKEA comprou 11.000 hectares de floresta dos EUA para se manter fiel aos seus princípios – proteger o meio ambiente e se esforçar para se tornar uma empresa neutra em carbono. O artigo a seguir conta os detalhes dessa empreitada!
IKEA compra 11.000 hectares de floresta dos EUA para evitar que seja desenvolvida

A IKEA continua tentando e se mantendo fiel aos seus princípios – proteger o meio ambiente e se esforçar para se tornar uma empresa neutra em carbono, ao mesmo tempo em que continua sendo uma das experiências de compra mais prazerosas do mundo.
Sua última mudança é uma grande compra de 11.000 acres de floresta na Geórgia que parecia que seria perdida para o desenvolvimento.
Para garantir que permaneça intacta e funcionando para sugar o CO2 da atmosfera, a floresta foi comprada pela IKEA como parte de uma estratégia para reduzir mais carbono do que cria em sua cadeia de valor.
Lar da valiosa tartaruga gopher, a floresta produtiva na Bacia de Altamaha agora é propriedade da subsidiária da IKEA, Ingka Group, que trabalhou com o The Conservation Fund, uma organização sem fins lucrativos que protegeu mais de 8 milhões de acres de florestas nos EUA da fragmentação e do desenvolvimento.
Uma floresta produtiva é aquela em que a madeira é colhida e cultivada novamente – e são essas florestas que muitas vezes sofrem ao serem divididas em segmentos menores e desenvolvidas, algo que o Fundo de Conservação e o Inka estão garantindo que não acontecerá criando servidões permanentes que legalmente impedem a floresta de ser dividido em pedaços menores.
E, essas ações irão, por sua vez, proteger a tartaruga gopher – uma espécie prioritária para a conservação.
O Grupo Ingka possui atualmente 616.000 acres dessas florestas nos Estados Unidos e na Europa, ao mesmo tempo em que opta por garantir os mais altos padrões internacionais para um bom manejo florestal. Um porta-voz acrescentou que “nenhuma quantidade significativa” de madeira das florestas é usada atualmente nos produtos da Ikea.
“Florestas bem administradas fornecem benefícios essenciais, incluindo água limpa e habitat importante para a vida selvagem, bem como mitigação das mudanças climáticas”, disse Larry Selzer, presidente e CEO do The Conservation Fund.

“A transferência dessas terras para a Ingka Investments completa nosso processo do Working Forest Fund , por meio do qual identificamos e compramos importantes florestas privadas em risco; desenvolver planos sustentáveis de colheita e restauração; (e) garantir proteções de conservação permanentes para bloquear a fragmentação e o desenvolvimento ”, observou ele.
O manejo florestal é apenas uma maneira pela qual a maior loja de móveis do mundo está tentando se tornar uma empresa neutra em carbono. Recentemente, eles anunciaram que começariam a comprar móveis usados da IKEA de clientes para revenda, enquanto vans elétricas e menos materiais emissores de carbono são usados na embalagem e no produto.
Fonte: Good News Network