DICA DE LIVRO: ESCRAVIDÃO VOLUME II DE LAURENTINO GOMES

Na semana passada a coluna DICA DE LIVRO apresentou aqui, a obra ESCRAVIDÃO, volume I, do renomado historiador Laurentino Gomes. Nesta quarta-feira a nossa DICA é o tão esperado segundo volume da trilogia Escravidão, da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil.

No segundo volume de Escravidão – Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil, Laurentino Gomes concentra-se no século XVIII. O período representou o auge do tráfico negreiro no Atlântico, motivado pela descoberta das minas de ouro e diamantes no país e pela disseminação, em outras regiões da América, do cultivo de cana-de-açúcar, arroz, tabaco, algodão e outras lavouras marcadas pelo uso intensivo de mão de obra cativa.

Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente. Em um texto impactante que inclui imagens e gráficos, Laurentino Gomes lança o segundo volume de sua obra, resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes.

Fonte: Acervo particular

Deixe uma resposta