Vamos começar a nossa sexta-feira aprendendo como ser uma pessoa mais organizada, já que o fim de semana se aproxima e temos mais tempo para algumas arrumações. Este é o tema da nossa coluna DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Conheça 9 hábitos que vão lhe tornar uma pessoa mais organizada e menos estressada!

9 hábitos para se tornar uma pessoa organizada

Pequenas mudanças de hábitos podem promover uma rotina menos estressante; confira

Escrito por Paula Santos

Redação Minha Vida

Em 11/3/2021

Ser uma pessoa organizada não é algo que vem de berço. Muitas pessoas alegam dificuldade em deixar as coisas arrumadas ou sua rotina preparada para a semana, afirmando que simplesmente não possuem o gene da organização.

Entretanto, uma pessoa se torna organizada por meio de hábitos cultivados no dia a dia, seguindo um planejamento com determinação. Logo, mesmo quem se considera desorganizado, pode aprender novas formas de comportamento, moldando um novo jeito de agir e pensar.

“Organização pura e simples não existe, porque sozinha, ela não dura. O que existe é a mudança nos hábitos”, conta Roberta Andrade, personal organizer da HEKATÊ. Pensando nisso, a especialista separou nove hábitos que, quando seguidos, podem te ajudar a se tornar uma pessoa mais organizada. Confira:

1- Planeje-se no dia anterior

Aproveite o cansaço do fim do dia para tomar decisões corriqueiras, como escolher o café da manhã e a roupa que irá usar no dia seguinte. Desta forma, você evita o consumo de energia pela manhã para decidir entre café ou chocolate quente e, caso acorde em atraso, já saberá qual roupa vestir.

2- Aproveite o tempo do micro-ondas

A chamada “mágica do micro-ondas” é uma dica que pode ajudar a otimizar o tempo. “Ao invés de colocar seu leite ou almoço para esquentar e ficar na internet, utilize estes minutos para fazer algum tipo de organização, como olhar a gaveta de utensílios ou tirar a louça da máquina”, explica Roberta.

3- Monte seu cardápio

Tire um dia para organizar seu cardápio com antecedência, colocando no papel tudo o que mais gosta. Ao dividir o que será consumido nas próximas semanas, é possível ter maior controle sob sua alimentação, se atentando aos tipos de comida que serão escolhidos.

4- Não acumule a louça

Não deixe que sua louça se acumule – nem para lavar, nem após secar. Para isso, tenha o hábito de esvaziar a máquina de lavar ou o escorredor ao menos uma vez ao dia.

5- Guarde os objetos

“Casa com vida é uma casa com bagunça, mas quando ela não volta para o lugar, se torna um problema. Crie o hábito de voltar objetos espalhados pela casa aos seus devidos lugares todas as noites”, ensina a personal organizer. Assim, é possível começar o dia seguinte com a casa em ordem.

6- Controle seus e-mails

Tenha o hábito de checar seus e-mails em horários pré-estabelecidos e, para evitar passar muito tempo navegando na internet, coloque um alarme para lembrar o momento de migrar para uma próxima atividade.

7- Não acumule cartas

Evite montar uma pilha de cartas. Processe tudo assim que elas chegarem, conferindo se é uma conta para pagar, uma notificação ou algo que pode ir direto para o cesto de lixo.

8- Use a agenda do celular

Ative a agenda do celular para te ajudar a lembrar de seus compromissos. Desta forma, você não irá perder nenhuma atividade importante.

9- Pratique o desapego

“Comece a olhar tudo que está ao seu redor e se pergunte: Eu uso? Eu amo? Eu preciso? Excesso de itens gera estresse e contribui para a bagunça”, finaliza Roberta.

Paula Santos

Fonte: Minha Vida

Deixe uma resposta