DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL: A CHUVA COMO FIM TERAPÊUTICO E SEUS BENEFÍCIOS

Na edição desta quinta-feira da nossa coluna DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL vamos explorar os benefícios da chuva para limpeza espiritual. No artigo a seguir você vai conhecer os tipos de banho de chuva, seus benefícios, os fins terapêuticos, as limpezas energética e espiritual, sensação de relaxamento, facilidade para respirar e um gama de outros benefícios que esse banho pode lhe propiciar.

Os benefícios da chuva para limpeza espiritual

Uma mão feminina estendida. Ao fundo, chuva.

pingpao / 123RF

Oque você sente quando ouve o barulho da chuva? Algumas pessoas sentem medo, outras ficam relaxadas e há aquelas que correm para tirar as roupas do varal. Ou seja, a água caindo do céu pode provocar inúmeras sensações e atitudes. Apesar disso, a maioria de nós evita se molhar.

Mas você sabia que um banho de chuva pode ser terapêutico? Além disso, ele pode promover limpeza energética e espiritual. Se isso é novidade para você, o conteúdo que preparamos vai te ajudar a aprender tudo sobre o tema. Motive-se a lavar a alma com a natureza!

Por que a chuva é benéfica para nós?

Caso você não goste de chuva porque tem medo de se molhar, está na hora de abrir a sua mente para os benefícios que essa água oferece. Confira cada um deles a seguir!

1) Sensação de relaxamento

Não é muito mais fácil dormir com o som agradável da chuva lavando a sua casa? De acordo com Fabio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, isso acontece porque o seu cérebro associa a água caindo do céu a memórias positivas que você tem.

Uma mulher exibindo um rosto de satisfação ao estar em meio à chuva.
LiudmylaSupynska de Getty Images / Canva

Como consequência disso, cria-se um estado de relaxamento que te ajuda até a dormir melhor. É como um ruído branco natural, que direciona a sua atenção para um som constante e duradouro.

2) Facilidade para respirar

Saulo Freitas, especialista em poluição do ar do Cptec/Inpe, em entrevista ao G1, explica que a chuva remove os poluentes da atmosfera: “Dependendo da condição do tempo, você tem melhor ventilação da atmosfera, movimentos mais intensos que vão permitir que a quantidade de poluentes que foram injetados no ar seja rapidamente transportada para longe da cidade”.

Graças a esse processo, uma pessoa consegue respirar melhor, já que o ar se torna mais leve. Inclusive, se você sentir que o clima está muito seco, pode deixar um balde com água ao lado da sua cama, o que ajuda a aumentar a umidade do ar.

3) Aumento da vitalidade

As moléculas de ar são compostas por íons positivos e negativos. Enquanto os íons positivos são um resultado da poluição atmosférica, os íons negativos são produzidos pela fotossíntese das plantas. Quando chove, os íons negativos são liberados com mais intensidade no ar

Então a chuva se torna uma espécie de vitamina para quem entra em contato com ela. Os íons negativos aumentam a vitalidade de uma pessoa, melhorando o humor dela e aumentando a disposição para a prática de exercícios físicos.

Banho de chuva para limpeza energética e espiritual

A chuva é formada a partir da vaporização do mar, dos rios e dos lagos. Nesse processo, as nuvens surgem no céu e, quando estão carregadas de água, desfazem-se em chuva, limpando a atmosfera.

Embora esse seja um processo físico, também existe uma interpretação energética para ele. Simbolicamente, a chuva realiza uma limpeza energética e espiritual tanto nos nossos pensamentos e sentimentos quanto na nossa relação com o mundo.

De certa forma, a densidade das nuvens representa as vibrações ruins que nós emitimos, como inveja, rancor, ressentimento, tristeza e raiva. É como se essas energias estivessem sempre se acumulando ao nosso redor, ainda que de uma maneira invisível.

Um homem, de braços abertos, tomando banho de chuva.

Aleksandar Pasaric de Pexels / Canva

Felizmente, com um banho de chuva é possível dissolver a negatividade que nos rodeia. Isso porque a água não vai lavar apenas o ar, mas também tudo que estiver em contato com ela. Não seria tão ruim se molhar com algo assim, certo?

Além disso, tomar um banho de chuva é uma atividade que nos coloca diante daquilo que estamos trazendo ao mundo. Será que os nossos papéis têm sido cumpridos com positividade, otimismo e gratidão ou estamos apenas somando ódio, negatividade e estresse? Exercite sua espiritualidade com esse questionamento.

Considerando os efeitos positivos de um banho de chuva, é provável que você sinta muito alívio e leveza ao final de uma tempestade. Afinal, todas as energias pesadas que estavam te perturbando, sem que você se desse conta disso, foram embora. Então um novo ciclo se inicia.

Banho de chuva para fins terapêuticos

O efeito de limpeza de um banho de chuva ainda é potencializado com os fins terapêuticos que ele apresenta. É evidente que se banhar com a água do céu não substitui qualquer tipo de tratamento psicológico, mas pode ser um complemento, em alguns casos. Entenda como ele atua:

1) Alívio do estresse e da tensão

Uma mulher relaxada.

fizkes de Getty Images Pro / Canva

Um banho de chuva é ideal para liberar o estresse e a tensão do corpo. Isso ocorre porque a água fria ativa os receptores da pele, que enviam mensagens ao cérebro para que ele tranquilize o corpo e a mente. Logo, o banho de chuva pode ser um aliado para amenizar estresse, tensão, ansiedade e tristeza.

2) Contato com a natureza

O contato com a natureza sempre é terapêutico. Ele nos auxilia a olhar para o mundo com mais calma, gentileza e gratidão, conectando-nos com energias positivas. Dessa forma, o banho de chuva nos coloca diante da água, que é sinônimo de vida. Como resultado disso, aumentamos o otimismo e a disposição.

3) Resgate do lado infantil

Você já reparou que tudo é divertido para as crianças? Um banho de chuva também pode ser, mesmo depois de crescer. Essa é uma forma de passar um tempo consigo mesma(o), dar risadas e esquecer os problemas do dia a dia. Durante o banho de chuva, você vai relembrar a sensação de se jogar em uma experiência diferente, sem se preocupar.

Como tomar um banho de chuva de forma segura

Agora que você sabe todos os benefícios de tomar um banho de chuva, é importante que você faça isso de forma segura. Veja quais são as nossas recomendações:

1) Escolha uma chuva leve

Uma garoa e, desfocados e ao fundo, prédios.

Olichel de pixabay / Canva

Ainda que a chuva traga muitos benefícios, ela pode desencadear acidentes. Então só tome banho de chuva quando estiver chovendo pouco. As tempestades são acompanhadas de raios, que são um alto risco para a sua saúde.

2) Fique em um local protegido

É fundamental tomar banho de chuva em um local seguro. Tome cuidado com pisos escorregadios e com superfícies irregulares, porque o seu momento de relaxamento pode virar um caos.

3) Evite beber a água da chuva

Por mais divertido que pareça, não beba água da chuva. Como vivemos em cidades poluídas, a água da chuva não é potável e pode conter componentes químicos prejudiciais para o corpo humano.

4) Aproveite um dia quenteUm homem tomando um banho de chuva.

mammuth de Getty Images Signature / Canva

Para evitar que o seu sistema imunológico sofra com uma chuva fria, o ideal é que você tome esse banho em um dia quente. Assim, será uma experiência refrescante e com poucas chances de te deixar resfriada(o) depois.

5) Vista roupas secas

Logo depois do banho de chuva, seque-se com uma toalha e vista roupas secas. É essencial que você faça isso para evitar que o seu corpo passe frio por muito tempo, o que pode resultar em problemas para a sua saúde.

A partir das informações apresentadas, você já sabe como tomar um banho de chuva benéfico para o seu corpo, para a sua mente e para o seu espírito. Aproveite a próxima tempestade para se renovar com segurança e responsabilidade, colhendo tudo que o céu pode lhe oferecer de positivo. Refresque-se!

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Fonte: Eu Sem Fronteiras

Deixe uma resposta