COMPORTAMENTO: VEJA NA ÍNTEGRA AS DIVERSAS FACES  DO COMPORTAMENTO INFIEL

Universo Karnal investiga as diversas faces do comportamento infiel; veja íntegra

Escritor Leandro Karnal conversa com especialistas em saúde mental, marketing e bombeiros para explicar as diferentes nuances da fidelidade

Lucas Rochada

CNN Brasil Soft
em São Paulo18/07/2022 às 17:08

Traição, deslealdade, falta de exatidão. Esses são apenas alguns dos significados da palavra “infidelidade” presentes no dicionário.

O entendimento e a interpretação do conceito podem variar de uma pessoa para outra. No entanto, o sentimento despertado costuma ser o mesmo: a ira.

Para grande parte das pessoas, infidelidade significa trair alguém quando se está em um relacionamento monogâmico. Mas será que a ela se resume a isso? Podem existir situações em que a infidelidade é bem-vinda?

Para aprofundar o assunto, o Universo Karnal investiga as diversas faces do comportamento infiel, que vão muito além do adultério conjugal. O professor, historiador e escritor Leandro Karnal conversa com especialistas em saúde mental, marketing e até mesmo com bombeiros, para explicar as diferentes nuances da fidelidade.

“Hoje, em um mundo tão moderno em tantas coisas, nesse sentido da paixão, do ciúme, do controle, o campo do relacionamento amoroso, os conceitos, a emoção não se modernizou tanto”, afirma Eda.

Segundo a especialista, é comum o atendimento a pessoas que apresentam queixas de relacionamentos associadas ao ciúme e ao controle excessivo do outro.

“O medo do abandono, o medo da rejeição, é muito forte no ser humano. Dentro de um relacionamento conjugal, como não é um amor incondicional, como pai, mãe e filho – eu posso perder efetivamente o amor daquela pessoa, então se torna um valor muito importante, como se aquilo fosse garantir o amor do outro por mim, o que é uma ilusão total”, diz Eda.

Fidelização do consumidor

Ana Couto, mestre em Visual Communication no Pratt Institute de Nova York e uma das principais especialistas em branding do Brasil, explica o que as marcas têm feito para evitar que clientes fiéis “pulem a cerca”.

“O grande desafio hoje é como é que você conecta as pessoas com as marcas. Existem tantos produtos no mundo, tantos serviços e a competição está cada vez mais forte”, afirma.

Segundo Ana, a fidelização do cliente é um dos princípios básicos de qualquer negócio. Nessa relação, ela aponta a importância do entendimento do que tornou os primeiros consumidores fieis às marcas.

“A gente precisa entender o que tinha naquele começo que fez com que gerasse um público que é fiel à marca, aqueles consumidores que se identificam totalmente com a marca e vão defender a marca em tempos difíceis”, pontua.

Cachorros são companheiros fieis?

Desde crianças, aprendemos que “o cão é o melhor amigo do homem”. Será que os cachorros são os verdadeiros companheiros fiéis?

Para descobrir, Karnal se coloca no papel de uma vítima a ser resgatada por cães do Corpo de Bombeiros de São Paulo. No espaço, ele apresenta os empolgados e dedicados trabalhadores da equipe de salvamento.

O resultado dessa experiência única você confere no novo episódio do Universo Karnal, disponível no Youtube da CNN Brasil Soft (confira a íntegra no vídeo acima). O programa é exibido pela CNN Brasil aos sábados, às 23h, e aos domingos às 12h.

Deixe uma resposta