Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
COMPORTAMENTO: QUEDA INÉDITO E SURPREENDENTE NA CRIMINALIDADE É REGISTRADO NA AUSTRÁLIA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Chega a ser estarrecedora a queda vertiginosa na criminalidade na Austrália, já que o país experimentou uma das quedas mais dramáticas e abruptas nas taxas desta modalidade no mundo desenvolvido em todos os tempos. Este é o destaque desta terça-feira, aqui na coluna COMPORTAMENTO do Blog do Saber. São índices realmente extraordinários que o bom leitor não pode deixar de se informar para entender como e porque isso aconteceu! 

A Austrália experimentou uma das quedas mais surpreendentes no crime já registradas por qualquer país

Se o velho ditado da redação de “se sangra, leva” é verdadeiro na Austrália, os jornalistas australianos precisarão encontrar algo mais sobre o que escrever, já que o país experimentou uma das quedas mais dramáticas e abruptas nas taxas de criminalidade no mundo desenvolvido.

Desde 2001, os arrombamentos caíram 68%, os roubos de veículos motorizados 70%, os roubos 71%, as tentativas de homicídio em 70% e as taxas de homicídio em 50%, enquanto os homicídios em geral incluindo homicídio culposo despencaram 59%.

Um relatório abrangente no Sydney Morning Herald nos dá boas notícias, ao mesmo tempo que tenta explicar essa melhoria generalizada da sociedade.

As possíveis razões para os declínios incluem menos consumo de álcool entre os jovens, melhorias na economia e menor desemprego, e melhor acesso a melhores tecnologias de segurança em carros e casas.

Além disso, a retração nos mercados preto e cinza criou um risco maior ao lidar com bens roubados.

Em 2000, nem sempre foi esse o caso, e um livro publicado por cientistas sociais australianos chamado  The Vanishing Criminal dá testemunho disso. O aumento das taxas de criminalidade foi a norma, como outras nações de língua inglesa, nas décadas de 70 e 80.

Uma pesquisa de estatísticas de crime internacional em 2000 em 25 países mostrou que a Austrália tinha a segunda maior taxa de roubo de carros, a maior taxa de furtos, a maior taxa de crimes de contato – abrangendo roubo, agressão sexual e agressão com força – e a mais alta nível geral de vitimização do crime, dizem os autores.

Contra essas tendências deprimentes, a queda recente parece um milagre. A crescente demanda do público sobre a polícia para produzir resultados reais parece, como relatou o SMH, coincidir com o aumento da compreensão do que funciona melhor no policiamento, enquanto a substituição de um problema de heroína na sociedade australiana por metanfetaminas parece ter reduzido os índices de criminalidade entre as drogas Comercial.

Realmente confirma o que Steven Pinker e Matt Ridley escreveram em seus livros Enlightenment Now  e The Rational Optimist : Maneiras significativas em que o mundo está melhorando estão acontecendo a taxas nunca antes vistas por nossa espécie, e virtualmente nenhum problema social é intransponível pelo progresso .

Fonte: Good News Network

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho