Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
CIÊNCIAS: UMA CONJUNÇÃO PLANETÁRIA OCORRERÁ NOAMANHECER DESTA QUINTA-FEIRA

No alvorecer desta quinta-feira será possível ver uma conjunção planetária se formando no céu entre os planetas Vênus e Júpiter. O espetáculo poderá ser observado a olho nu, mas binóculos ou um telescópio básico são sempre úteis ao observar eventos celestes. Então se prepare, durma cedo nesta quarta-feira e acorde cedo para observar esse lindo fenômeno!

Procure a conjunção Vênus-Júpiter no céu noturno desta semana

Muita coisa vai acontecer no céu no dia 11 de fevereiro. Não só estará especialmente escuro graças à lua nova, mas na quinta-feira de manhã, um pouco antes do nascer do sol, olhe para cima e verá Vênus se aproximando de Júpiter.

Você deve ser capaz de ver essa conjunção planetária acontecer a olho nu, mas binóculos ou um telescópio básico são sempre úteis ao observar eventos celestes.

Como identificar essa conjunção rara? De acordo com o Farmer’s Almanac , cerca de 30 minutos antes do nascer do sol parece baixo no horizonte sudeste. Nesse ponto, os planetas deveriam ter subido o suficiente acima do horizonte para serem vistos. O sol ainda não começou a iluminar o céu, e você deve ser capaz de ver Júpiter e Saturno brilhando muito próximos – apenas 0,4 graus de diferença.

Se você está em uma quinta-feira nublada, tente olhar na manhã de sexta-feira – os planetas também aparecerão juntos.

E se você não tiver um mapa celeste de papel ou mapa para se orientar? Não se preocupe. Você pode usar um aplicativo útil como o Star Walk 2 para encontrar facilmente esses dois gigantes gasosos, exatamente onde você estiver.

Fonte: Good News Network

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho