Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
BOAS NOTÍCIAS: UMA ENGENHOCA PARA RESTRINGIR A EMISSÃO DE MICROPLÁSTICOS POR PNEUS GANHA PRÊMIO DYSON

Uma engenhoca inventada por estudantes universitários do Imperial College London com a finalidade de restringir a emissão de microplásticos por pneus, ganhou o prestigioso prêmio Dyson. Essas partículas dos pneus são o segundo maior poluente microplástico em nossos oceanos e o dispositivo promete eliminar 60% dessa substância poluente. Então, leia o artigo completo a seguir e saiba dos detalhes dessa grande descoberta.

Estudantes universitários inventam um dispositivo que restringe os microplásticos emitidos por pneus – e eles ganharam um prêmio Dyson

The Tire Collective
Os microplásticos emitidos pelos pneus dos veículos à medida que se desgastam são um problema crescente de poluição. Na verdade, as partículas dos pneus são o segundo maior poluente microplástico em nossos oceanos.
Felizmente, quatro alunos encontraram uma solução para o problema – e ela acaba de ser reconhecida como um vencedor nacional no prestigioso prêmio James Dyson.

Cada vez que um veículo freia, acelera ou vira uma esquina, os pneus se desgastam e pequenas partículas são transportadas pelo ar – produzindo meio milhão de toneladas de partículas de pneus por ano só na Europa.

De acordo com um comunicado do Imperial College London – onde os alunos que fundaram o Tyre Collective  estudam Innovation Design Engineering em um curso oferecido em conjunto com o Royal College of Art – o dispositivo vencedor da equipe é instalado na roda do veículo e usa eletrostática para coletar cargas partículas à medida que voam para fora do pneu.

Com base nos resultados de seu equipamento de teste, o grupo acredita que seu protótipo pode coletar 60% de todas as partículas transportadas pelo ar dos pneus.

Depois de coletados, os fragmentos podem ser reaproveitados em pneus novos, ou mesmo em outros materiais como tinta.

A equipe é formada por quatro alunos de todo o mundo: Siobhan Anderson, Hanson Cheng, M Deepak Mallya e Hugo Richardson.

“Como equipe, nosso ponto forte está na diversidade”, explicou Hugo Richardson ao  Guardian . “Viemos de todos os quatro cantos do mundo e trazemos conosco uma riqueza de conhecimento em engenharia mecânica, design de produto, arquitetura e biomecânica.”

Embora a maior adoção de veículos elétricos ajude a reduzir as emissões de escapamento, a poeira dos pneus continuará a contribuir para a poluição do ar. Com a adoção em larga escala da tecnologia de patente pendente do Tyre Collective, entretanto, esse problema pode ser muito reduzido.

O vencedor geral internacional do Prêmio James Dyson será anunciado no dia 17 de outubro. Com certeza compartilharemos as boas notícias da cerimônia com você.

ASSISTA o vídeo do Tyre Collective abaixo para ver como funciona a sua invenção.)

Fonte: Good News Network

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho