Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
BOAS NOTÍCIAS: MADEIRA TRANSPARENTE QUANTO VIDRO É CRIADA POR CIENTISTAS

Um pesquisador norte-americano desenvolveu um material de madeira transparente que se parece claramente com a janela do amanhã. A madeira transparente é aproximadamente cinco vezes mais eficiente termicamente do que o vidro, com isso, reduzindo substancialmente os custos de energia, já que o vidro tem um preço econômico e ecológico caro. A ideia é revolucionária e vai mudar completamente o formato construtivo das edificações daqui pra frente além de colaborar com a manutenção do meio ambiente. Leia a reportagem completa a seguir e saiba de todos os detalhes dessa descoberta genial!

Cientistas criam madeira transparente quase tão clara quanto vidro para fazer janelas de isolamento mais fortes e melhores

 

3,5% da energia usada nos Estados Unidos vai direto para a janela – desperdiçada por causa de painéis de vidro ineficientes no inverno e no verão. Agora, os cientistas nos deram uma maneira de utilizar produtos florestais sustentáveis ​​como um substituto para o caro vidro.

do Laboratório de Produtos Florestais do USDA, Junyong Zhu, colaborou com colegas da Universidade de Maryland e da Universidade do Colorado para desenvolver um material de madeira transparente que se parece claramente com a janela do amanhã.

Eles demonstraram que a madeira transparente tem potencial para superar as janelas de vidro em quase todos os aspectos, tornando-a um dos materiais mais promissores do futuro.

Embora o vidro seja o material mais comum usado na construção de janelas, ele tem um preço econômico e ecológico caro.

O calor é facilmente transferido através dele, especialmente no painel único, e aumenta as contas de energia quando escapa durante o tempo frio e entra quando está quente. A madeira transparente é aproximadamente cinco vezes mais eficiente termicamente do que o vidro, reduzindo substancialmente os custos de energia.

A produção de vidro usada para construção também traz uma grande pegada de carbono. As emissões de fabricação sozinhas são de cerca de 25.000 toneladas métricas por ano, sem considerar a pegada pesada de também transportar o vidro.

Os cientistas usaram madeira da árvore balsa de crescimento rápido e baixa densidade. É tratado a temperatura ambiente, banho oxidante que o deixa quase totalmente visível. A madeira é então penetrada com um polímero sintético denominado álcool polivinílico (PVA), criando um produto quase transparente.

Suas descobertas foram publicadas no Journal of Advanced Functional Materials em um artigo intitulado A Clear, Strong, and Thermally Isulated Transparent Wood for Energy Efficient Windows .

A celulose natural em sua estrutura de madeira e enchimento de polímero absorvente de energia significa que é 3 ordens de magnitude mais durável que o vidro – e muito mais leve também. Pode suportar impactos muito mais fortes e, ao contrário do vidro, entorta ou estilhaça em vez de se estilhaçar

Além disso, a madeira transparente é um material sustentável, com baixa emissão de carbono e capacidade de biodegradação muito mais rápida que o plástico.

É feito de um recurso renovável que também é compatível com os equipamentos de processamento industrial existentes, tornando a transição para a fabricação uma perspectiva fácil.

Com todos esses benefícios potenciais para consumidores, manufatura e meio ambiente, o caso da madeira transparente não poderia ser … mais claro.

Fonte: goodnewsnetwork.org

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho