BIDEN FORMALIZA DESIGNAÇÃO DA COLÔMBIA COMO ALIADO ESTRATÉGICO FORA DA OTAN

Joe Biden oficializa Colômbia como ‘aliado importante da Otan’

Presidente dos Estados Unidos deu aos colombianos o título que apenas Argentina e Brasil possuem na América Latina

Iván Duque (à esq.) e Joe Biden (à dir.) em visita oficial do colombiano aos EUAIván Duque (à esq.) e Joe Biden (à dir.) em visita oficial do colombiano aos EUALATIN AMERICA NEWS AGENCY VIA REUTERS CONNECT – 10.3.2022

presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta nesta quinta-feira (21) à presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, para formalizar a designação da Colômbia como um aliado estratégico fora da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).Em comunicado transmitido pela Casa Branca, Biden afirma que essa designação é “um reconhecimento da importância da relação entre os Estados Unidos e a Colômbia e as contribuições cruciais colombianas para a segurança regional e internacional”.

Biden já havia feito o anúncio em março ao presidente Iván Duquedurante sua visita a Washington.

“A Colômbia é a pedra angular de nossos esforços compartilhados para construir um hemisfério próspero, seguro e democrático”, disse.

O status de “aliado importante não pertencente à Otan” (MNNA, na sigla em inglês), uma qualificação legal que os Estados Unidos concedeu a 18 países, proporciona benefícios em questões militares e comerciais. A Argentina e o Brasil, designados por Bill Clinton em 1998 e por Donald Trump em 2019, eram até agora os únicos latino-americanos.

Fonte: R7

Deixe uma resposta