AUTOCONHECIMENTO: OS HÁBITOS TRANSFORMAM A SUA VIDA QUANDO VOCÊ ACREDITA E EXECUTA

Há muito que ouvimos os especialistas falarem que ‘mudança de hábito transforma a sua vida’. Talvez essa máxima não seja mais novidade para você e para muita gente. Então, por que será que a sua vida não muda? Talvez porque você até sonhou e planejou aquela determinada mudança de hábito, porém não executou e continuou tudo do mesmo jeito. Então lhe convido a ler o artigo a seguir que aborda um método com 5 hábitos para transformar a sua vida e, se fizer sentido pra você, executar. Quando digo executar é: faça, insista, persista e não desista. Você vai passar a gostar depois que fizer durante um determinado tempo. Então esse hábito vai se incorporar a sua rotina. E os hábitos sugeridos nesse método são o que há de mais saudável para qualquer ser humano. Lembre-se, primeiro você sonha, depois você palneja, em seguida você executa e por fim você celebra!

5 hábitos para transformar a sua vida, em todos os aspectos

Mulher com os braços levantandos.
lzflzf / 123RF

Se você precisa de uma mudança na sua vida, saiba que pequenos hábitos podem ajudá-lo! Conheça cinco hábitos para transformar a sua vida em todos os aspectos.

O início de um novo ano costuma ser o momento em que refletimos sobre o que queremos manter e o que queremos mudar nos próximos meses. Muitas vezes, pequenas trocas são capazes de provocar grandes impactos. Pensando nisso, selecionamos cinco hábitos para transformar a sua vida em todos os aspectos.

Por mais que sejam hábitos simples, essas atitudes contemplam as principais áreas da vida de uma pessoa, da saúde mental aos relacionamentos interpessoais. Assim, provocar aquela tão sonhada mudança de padrão não será tão difícil!

Saúde mental

Graças ao maior acesso à informação, vivemos em um tempo em que a saúde mental das pessoas tem sido amplamente discutida. Porém ter um acompanhamento adequado não é a realidade de muita gente.

Se esse for o seu caso, um dos hábitos para transformar a sua vida que você pode começar a ter hoje mesmo é a meditação. E, para ser ainda mais prático, a dica é buscar exercícios de mindfulness.

Mindfulness são pequenas meditações, com duração de três a cinco minutos, adequadas para qualquer rotina. Com a técnica, é possível clarear os pensamentos e acalmar a mente em situações estressantes.

Finanças pessoais

Em um país com alto nível de inadimplência (66,3% dos consumidores brasileiros estão endividados, de acordo com dados da PEIC), a saúde financeira de qualquer pessoa impacta diretamente em sua qualidade de vida.

Nesse sentido, um hábito que você deve adotar, estando ou não endividado, é a pesquisa de preços, principalmente na internet, em que a busca é simples e facilitada.

Vale fazer pesquisas em sites comparadores de preços ou em plataformas de panfletos on-line, que permitem que o usuário visualize panfletos de dezenas de marcas. Essas plataformas apresentam ofertas de supermercados, lojas, farmácias e e-commerces para você saber onde está a melhor promoção e são referência no segmento no Brasil.

Mulher sentada no sofá mexendo no computador.
marctran / 123RF

Ao realizar pesquisas de preços, você consegue fazer o dinheiro render mais, evitando gastar mais do que deveria em um produto ou serviço. Depois, com esse valor economizado, você pode criar uma reserva de emergência, realizar objetivos ou aprender a investir.

Alimentação

Não é novidade que ter uma alimentação saudável é fundamental para o ser humano. Afinal é por meio dos alimentos que conseguimos os nutrientes necessários para ter disposição e saúde.

Mas, se alterar o seu cardápio por completo parece ser muito desafiador, que tal cortar ou diminuir o consumo de somente um item? Nesse caso, a dica é diminuir a quantidade de açúcar da sua dieta.

Isso porque pesquisas apontam que, para o cérebro, o açúcar tem os mesmos efeitos da cocaína. Esse potencial viciante é perigoso, uma vez que o açúcar está ligado a diabetes, obesidade e outras doenças complexas.

Saúde física

Com a sua alimentação um pouco mais equilibrada, é hora de observar como anda a saúde física. Nosso corpo é como uma máquina e quanto mais recursos positivos você fornecer a ele, melhor vai ser seu desempenho.

Além do aspecto funcional do corpo, que é diretamente beneficiado com a prática de qualquer atividade física, estudos demonstram que realizar exercícios com o corpo é importante no tratamento da depressão. Ou seja, sua mente também ganha com as atividades.

E aqui não há uma opção melhor: qualquer atividade física que você goste é bem-vinda. Para quem quer começar com algo mais simples, uma caminhada é uma boa sugestão.

Relacionamentos interpessoais

Por fim, outro aspecto importante na vida de qualquer pessoa são os relacionamentos interpessoais. Um dos hábitos para transformar a sua vida que você pode adotar é a busca por uma comunicação mais clara e direta.

A comunicação é importante porque ela está relacionada com boa parte dos problemas, sendo responsável por crises que impedem casais de ficarem juntos. Por isso, pesquisar formas de se fazer entender é fundamental, assim como estar aberto a escutar o seu parceiro.

Para treinar a comunicação, uma dica é reservar ao menos meia hora do seu dia para conversar com alguém, especialmente seu parceiro na vida conjugal. Assim, você conseguirá treinar essa habilidade e estreitar laços.

Casal de idosos sentado em um banco em um parque.
photobac / 123RF

Acredite: mesmo que os hábitos pareçam simples e, por vezes, fáceis de realizar, eles têm a capacidade de transformar a vida das pessoas que buscam melhores condições em diferentes aspectos.

E tão importante quanto esses hábitos é começar a colocar em prática as técnicas o quanto antes. Assim, você vai conseguir notar, na prática, que são os pequenos hábitos que levam a grandes transformações.

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Deixe uma resposta