AUTOCONHECIMENTO: DENTRE AS INÚMERAS VANTAGENS DE SE DESENVOLVER A INTUIÇÃO CONHEÇA AS 5 MAIS IMPORTANTES

A intuição é uma percepção sensorial que todos os seres humanos possuem. Alguns a tem mais a flor da pele e outros precisam descobri-la no seu âmago. Ao desenvolvermos a intuição conseguimos tomar decisões mais assertivas e conscientes. O texto a seguir elenca 5 das inúmeras vantagens de desenvolver a sua intuição. Fique ligado(a), pois sem a ajuda da intuição podemos perder muito tempo nessa jornada. Ela pode nos ajudar a pegar o atalho para a vida plena.

5 vantagens de desenvolver a sua intuição

Mulher meditando ao ar livre com os olhos fechados

rsndetre / 123RF

Intuição: alguns acham que é algo espiritual, como sensações que vêm do divino, e outros pensam que é apenas uma coleção das nossas experiências, opiniões e sabedoria. Independentemente de qual seja a sua opinião, em algum momento você deve ter agido com base nessa sensação – e unicamente nela.

Ainda que seja importante pensar nas coisas com uma mente mais analítica e racional, bem como analisar suas emoções e sentimentos, deixar-se guiar por esse norte que é a intuição (aquela vontade inexplicável ou aquele sopro no ouvido que nos diz o que fazer) é fundamental para tomar boas decisões. Quer descobrir por quê?

Confira 5 vantagens de desenvolver a sua intuição!

1. Você vai se sentir mais seguro em meio a incertezas

Quando você tem uma ideia mais clara de quem você é, qual é a sua essência e qual caminho deve seguir, mais ou menos por saber o que faz sentido para você, você começa a não se sentir tão mal diante de angústias e incertezas.

E isso acontece porque você sabe quem você é, o que te faz bem e qual é a sua jornada. Então fica mais fácil lidar com alguma situação desagradável ou estressante e, em seguida, colocar-se no seu caminho depois de superar isso. Confiando na sua intenção, você tem uma poderosa bússola em suas mãos.

Uma pessoa segurando uma bússola

Valentin Antonucci / Pexels

2. Suas decisões ficam mais alinhadas ao que te faz bem

Há quem considere a intuição uma coisa espiritual, mas vamos considerar que ela não é. Considerando o aspecto psicológico, tudo por que passamos, vivemos, sentimos, observamos, ouvimos — e por aí vai — constrói o nosso imaginário e a maneira como nos portamos do mundo. Ainda que não percebamos esse processo, ele acontece todos os dias, inclusive agorinha mesmo.

Dessa forma, quando a sua intuição te “diz” alguma coisa, isso é o seu acúmulo de experiências, sabedoria e informações chegando a uma conclusão com base em tudo que você experimentou na vida. Então, ainda que essa intuição mereça uma investigação mais profunda, ela é um bom ponto de partida para tomar uma boa decisão.

3. Você escapa da guerra emocional versus racional

Vamos supor uma situação hipotética. Você se apaixonou por alguém, e essa pessoa mora em outro estado; a única chance de ficarem juntos é você largar toda a sua estabilidade no lugar onde mora e se mudar para lá.

Um casal frente a frente de mãos dadas em uma ponte.

eah Kelley / Pexels

Usando a razão, talvez não seja bom abandonar tudo aqui por um sentimento que pode mudar da noite para o dia, né? E a emoção talvez indique que o melhor a ser feito é simplesmente se entregar de corpo e alma ao amor… Como equilibrar as duas coisas?

Talvez não seja preciso equilibrar, apenas tentar “calar” essas duas vozes e deixar a sua intuição apontar o caminho.

4. Você sente menos culpa

Você já passou pelo doloroso acontecimento de se arrepender de algo que sabia que não deveria ter feito? Sabe aquela coisa de “Eu sabia que não deveria ter dado uma chance a essa pessoa” ou “Eu sabia que não deveria ter recusado aquela proposta de emprego”. Não é que você sabia, você sentia. Era sua intuição falando.

Acabar se arrependendo por ter feito alguma coisa é ruim, mas pior ainda é se arrepender por ter deixado de fazer algo que você queria. Por isso, quando você ouve a sua intuição, mas as coisas não dão certo no final, ao menos você sabe que fez o que a sua essência “disse” que deveria fazer. Aí é vida que segue!

5. Você é mais honesto consigo mesmo

Quantas vezes, na ânsia de agradar a alguém ou na ambição de conquistarmos mais e mais, não acabamos deixando de ouvir se aquilo é mesmo o que faz sentido para nós? É normal, ao lidarmos com os muitos estímulos que recebemos na vida corrida e cheia de discussões e informações que vivemos hoje, que acabemos desconsiderando a nossa opinião e os nossos sentimentos.

Quando você ouve mais a sua intuição, você, no fundo, está honesto e sincero consigo mesmo. Às vezes, sente que quer algo ou que a melhor decisão é aquela, mas não consegue explicar bem por quê, apesar de ter essa sensação. Isso é intuição, e, quando você a segue, consegue, acima de tudo, ouvir-se e fazer o que faz sentido para você.

Essas foram apenas 5 das muitas vantagens de ouvir a sua intuição ao longo da vida e nos momentos em que precisar tomar decisões. Quando você “aumentar o volume” da sua intuição, vai perceber que tudo vai começar a fazer mais sentido, e a vida vai ficar mais leve!

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Fonte: Eu Sem Fronteiras

Deixe uma resposta