AUTOCONHECIMENTO: CONHEÇA A PEDRA DA CURA E DO EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Na coluna AUTOCONHECIMENTO desta quinta-feira você conhecer o Quartzo azul.  Esse cristal é um dos mais importantes para o equilíbrio físico e mental de seu portador. O azul, especificamente, tem como missão tranquilizar e trazer equilíbrio emocional para quem o utiliza. Então convido você a ler o artigo completo a seguir conferir todas as propriedades terapêuticas deste cristal magnífico!

Quartzo azul: tudo sobre a pedra da cura emocional!

Quartzo azul.John Rusk / Wikimedia Commons

O quartzo azul é um dos membros da família dos quartzos, cristais bastante variados e com enorme potencial energético. Eles são muito famosos e podem ser encontrados com facilidade, já que se formam no contato direto do magma da Terra com a temperatura da superfície.

Durante longos anos de transformação, os quartzos acumulam várias características terapêuticas e chamam a atenção por suas cores e formatos diferenciados. O azul, especificamente, tem como missão tranquilizar e trazer equilíbrio emocional para quem o utiliza.

Conheça a fundo o poder dessa pedra e descubra o que ela é capaz de fazer na sua vida!

O que é o quartzo azul?

O quartzo azul é uma mistura do quartzo rosa e da ametista, outros dois cristais bastante procurados no universo místico. É essa união que dá origem à sua cor azulada, apresentando desde tons mais claros até os mais escuros.

Um pedaço de quartzo azul

John Rusk / Wikimedia Commons

A pedra também é formada por materiais como dióxido de sílica, titânio e, por vezes, rútilo ou crocidolita, o que configura sua aparência única e fascinante. Ela foi encontrada pela primeira vez em Madagascar, onde aparece com abundância, bem como na China e até mesmo aqui no Brasil. Atualmente, é no nosso país, na Áustria, na escandinávia e na África do Sul que se encontram as maiores jazidas de extração desse cristal.

Assim como o restante da família, o quartzo azul é marcante por seus poderes de cura, autoconhecimento e versatilidade. Seja no formato de pedra bruta ou lapidada, esfera ou ovo, pingente, obelisco, pirâmide ou cordão, esse cristal é um dos mais importantes para o equilíbrio físico e mental de seu portador. Continue a leitura e entenda por quê.

Significado do quartzo azul

O quartzo azul está diretamente ligado ao equilíbrio, principalmente do estado emocional. Isso porque esse cristal faz uma limpeza, expulsando medos que nos impedem de prosperar, acalmando o coração e atraindo o sucesso.

Por todas essas características, a pedra promove, ainda, tranquilidade e inspiração. É fácil encontrá-la, por exemplo, no ateliê ou no espaço de trabalho de artistas, como pintores, atores ou cantores. São os seus poderes que ajudam na hora dos temidos “bloqueios criativos”.

Também por esse potencial, o quartzo azul é comumente utilizado em acessórios ou anéis de formatura ligados a profissões da arte, da comunicação ou da política.

Um pedaço pontiagudo e delineado de quartzo azul

DaModernDaVinci / Pixabay

Além disso, o cristal está associado a um signo muito intenso e criativo: Sagitário. Mesmo não sendo regente de nenhum nativo do Zodíaco, ele é indicado para acalmar a inquietude dos enérgicos sagitarianos.

Mas, na prática, como essa pedra pode ajudar quem a utiliza?

Efeitos terapêuticos

Confira os principais efeitos terapêuticos do quartzo azul:

Para o emocional

  • Tranquiliza: com forte ação no campo biomagnético, o quarto azul energiza a pessoa e o ambiente, filtrando todas as energias negativas e promovendo a sensação de relaxamento;
  • É antidepressivo: as vibrações potencializadas pelo quartzo azul agem especialmente no sistema nervoso central, afastando o medo, a ansiedade e o estresse;
  • Melhora a autoexpressão: uma vez que esses sentimentos ruins estejam controlados, o quartzo azul estimula as nossas capacidades comunicativas, a paciência e a tolerância em relação a tudo aquilo que não pode ser controlado por nós. Assim, o portador do cristal se torna mais autoconfiante, corajoso e, principalmente, criativo para alcançar os seus objetivos.

Para o espiritual

  • Ativa o chakra cardíaco: o quartzo azul é um dos principais cristais utilizados na abertura do Anahata, responsável pela irrigação do coração e pela longevidade. Trabalhando esse chakra, é possível expandir a energia até os planos mais elevados;
  • Ajuda na meditação: por ser extremamente relaxante, o quartzo azul auxilia a silenciar o entorno e a se conectar com o estado necessário para a plena meditação.

Para o físico

  • Relaxa os músculos: muito utilizado em terapias que combatem a tensão no maxilar, pescoço e ombros, o quartzo azul melhora também o tônus muscular, levando à sensação de relaxamento;
  • Regula hormônios: fases da vida que são bastante influenciadas pelos hormônios, como a menstruação ou a menopausa, podem ser tratadas com o auxílio do quartzo azul, o qual tem o poder de reduzir os desconfortos no corpo;
  • Estimula o sistema imunológico: quando a defesa do organismo não vai bem, o quartzo azul pode ser uma opção para estimular o seu funcionamento;
  • Tratamento de queimaduras: profissionais especializados relatam bons resultados com o quartzo azul na administração de queimaduras.

Usos e aplicações

Para que todos esses benefícios estejam presentes em sua vida, é preciso usar o quartzo azul diariamente.

Vista-o como joia, próximo do peito e do coração, ou coloque-o dentro da bolsa para trabalhar o equilíbrio emocional. Já para organizar as ideias e fortalecer a espiritualidade, você pode deixá-lo embaixo do travesseiro na hora de dormir.

Uma pedra de quartzo azul modelada

Elderberry Arts / Flickr

Para purificar o ambiente e criar um campo biomagnético que realmente te proteja, o melhor é comprar uma pedra maior e posicioná-la perto de você ou em um pequeno altar de orações.

Independentemente de onde escolher deixar o seu quartzo azul, é preciso sempre lembrar de limpá-lo corretamente para que ele não perca suas propriedades energizantes. Como fazer isso? Descubra abaixo!

Como limpar e energizar o quartzo azul?

Siga esses passos para garantir a limpeza do seu cristal:

1) Realize a limpeza energética a cada 15 dias. Utilize um pano úmido e, depois, um incenso para a purificação da pedra;

2) Como o quartzo azul é muito sensível, é recomendado também dar um banho de água salgada (do mar mesmo ou feita com mistura de água filtrada e sal de banho sândalo) pelo menos 1 vez ao mês;

3) Banhos de lua em noites de lua cheia de vez em quando são interessantes para aumentar a carga energética do cristal;

4) Coloque-o ao lado de uma pedra ametista por algumas horas depois da limpeza, isso também vai ajudar;

5) Quando não estiver usando, coloque o quartzo em uma caixa ou em um saquinho para evitar danos;

6) Se emprestá-lo a alguém ou utilizá-lo em algum tipo de tratamento, lave com água e sal grosso.

Vimos, então, que o quartzo azul tem efeitos muito benéficos para a saúde emocional, do corpo e do espírito, promovendo relaxamento e equilíbrio. Para aproveitar tudo que esse cristal tem a oferecer, é preciso utilizá-lo da forma correta, sempre pensando na limpeza e na energização do acessório.

Agora que você já sabe de tudo isso, não pense duas vezes antes de usufruir dos poderes terapêuticos dessa pedra!

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Fonte: Eu Sem Fronteiras

Deixe uma resposta