ARTIGOS: O QUE É A VERDADE? POR WAGNER BRAGA

A Nossa Missão - Scimed

Mais de dois mil anos se passaram desde que o bom pastor veio ao nosso encontro e falou uma frase curta e aparentemente singela: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. E essa frase nunca esteve tão em voga, mas infelizmente ainda tão incompreensível e enigmática para a maioria da humanidade. O nosso atual líder e presidente da república costuma repeti-la quase que cotidianamente e com isso milhões de pessoas também passaram a mencioná-la corriqueiramente.

Entretanto, poucos conseguem compreender o verdadeiro sentido e/ou essência dessa frase, pois acreditam ser a verdade absoluta.

Não existe verdade absoluta e não é uma questão de se relativizar a verdade, pois está em sua essência é relativa, na medida em que está atrelada ao conhecimento. Não é a toa que, na famosa sentença, antes dessa palavra tão enigmática vem outra não menos enigmática, “conhecereis”, que vai dar sentido a ela.

O que é verdade hoje amanhã pode não ser mais. Foi assim quando, até a idade média a humanidade acreditava que a terra além de plana era o centro do universo. Isso parecia ser uma verdade absoluta e imutável, no entanto Galileu Galilei derrubou essa teoria afirmando que a terra é redonda e é apenas um dentre tantos planetas da nossa galáxia. Desde então toda uma crença alimentada por séculos e séculos veio abaixo e essa crença limitante foi substituída por uma nova crença, uma nova verdade, que já foi atualizada mais de uma vez, já que, naquela ocasião se acreditava existir apenas o nosso ínfimo sistema solar, sendo descoberto depois que somos apenas um dentre milhões de sistemas solares dentro de uma galáxia, que por sua vez ficou-se sabendo, são bilhões de galáxias, com bilhões de planetas, semelhantes a nossa Via Láctea num universo que parece ser infinito e em expansão.

Portanto, a verdade apenas se renova ou se atualiza, assim como os aplicativos dos nossos computadores e celulares são constantemente atualizados na madrugada, enquanto dormimos. Por isso, precisamos estar abertos as atualizações constantes da verdade e deixarmos dia a dia as antigas crenças limitantes para trás. Só assim seguiremos a passos largos rumo a nossa melhor versão, a uma vida sem dor e sofrimento e a nossa plenitude final.

Deixe uma resposta