ARTIGOS: MÉTODO DA AUTOCURA, 1º PILAR: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, POR WAGNER BRAGA

Alimentação saudável: três coisas que você não pode esquecer

Na coluna ARTIGOS da semana passada falei sobre o Método da AUTOCURA, que desenvolvi ao longo de quase 40 anos e obtive inúmeras conquistas praticando este método, que não se restringe apenas a manutenção da saúde física, mas da Saúde Integral: física, mental, espiritual e emocional. Ao executar esse método você vai pegar um “atalho” para alcançar a sua melhor versão.

O primeiro pilar do Método da Autocura é a alimentação saudável.

Hoje em dia, quase todo mundo está cansado de saber que precisa se alimentar saudavelmente para ter uma saúde perfeita. O problema é que a maioria das pessoas, mesmo sabendo que isso é necessário não o faz. A desculpa, com frequência é que alimentação saudável é caro e não tem sabor. Isso podia ser verdade há 10 anos ou mais, mas atualmente comer saudavelmente, além de não ser mais caro, passou a ser uma comida saborosa. As pessoas precisam experimentar para mudar de paradigma.

Mas se alimentar saudavelmente é antes de mais nada uma mudança de hábitos, de vícios que aprendemos desde a mais tenra idade. Algumas mudanças simples de hábito sem mesmo mudar o tipo de alimento já te dá um ganho fantástico de saúde. Vou citar apenas alguns, que você pode testar e depois avaliar se o que estou dizendo procede ou não:

  • Eliminar líquidos durante as refeições – os líquidos durante as refeições dilui o ácido clorídrico, que precisa ser bastante ácido para promover a digestão e quebrar as moléculas através da atuação da pepsina. Desta forma a digestão fica comprometida e os nutrientes importantes não são devidamente absorvidos.
  • Eliminar a sobremesa – Quando terminamos de comer uma refeição, normalmente, temos um pico de glicose. Se depois disso ainda ingerirmos mais açucares, ainda que seja uma fruta, vai ser tudo tranvai gastar nenhum centavo a mais sformado em gordura e vai ficar acumulada no tecido adiposo.
  • Comer uma fruta fibrosa antes da refeição – ingerir uma fruta pelo menos 30 minutos antes da refeição vai saciar a fome, fazendo você comer menos do prato principal e também vai preparar as paredes do estomago e dos intestinos melhorando a sua permeabilidade, em função das fibras.
  • Beber muita água diariamente – O nosso organismo requer de 25 a 35 ml de água por quilo de peso corporal, por dia. Alguém que pese 70 kg, precisa beber pelo menos 2,1 litros de água por dia. Um hábito muito simples e barato, mas que poucas pessoas levam a sério e realmente o fazem.
  • Reduzir substancialmente o hábito de comer carne vermelha, substituindo pela proteína vegetal.
  • Eliminar 100% o consumo de refrigerantes, sucos de caixa e comidas industrializadas e processadas.

Ao executar essa dieta alimentar você já estará se habilitando a não adoecer e se adoecer terá rápida recuperação. Até aqui você não terá gastado nenhum centavo a mais. Pelo contrário estará economizando por ter retirado a sobremesa, o suco e reduzido substancialmente a carne das suas refeições. Ao implementar uma dieta alimentar fit rica em proteína, magnésio, cálcio, zinco e outros elementos fundamentais para o aumento da imunidade, você estará garantindo uma saúde física perfeita.

No próximo artigo vamos falar sobre o segundo pilar do método da Autocura: a prática diária de exercícios físicos. Até lá!

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