ARTIGOS: ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, POR WAGNER BRAGA

Envelhecimento Saudável: veja dicas de como conquistá-lo

O sonho de 10 em cada em cada 10 humanos é, um dia, após longos anos de trabalho se aposentar e poder curtir com tranquilidade e qualidade de vida o que lhe resta dessa experiência terrestre. Infelizmente apenas 5% da humanidade consegue realizar ou materializar esse sonho, ou seja, os outros 95% já chegam na sua maturidade com muitas limitações físicas, mentais, emocionais e espirituais, que lhes privam dessa tão cobiçada conquista.

Por que isso acontece?

Bem, segundo estudo da Global Burden of Disease Study em 1990, aproximadamente um quinto dos anos de vida de um indivíduo não eram plenamente saudáveis[1]. Em 2013, esse número subiu para cerca de um terço. Nesse mesmo período a incidência do diabetes sofreu um aumento de 43% enquanto as taxas de mortalidade pelo problema subiram apenas 9%. Os números são de pesquisa publicada na revista The Lancet. Resumindo, a expectativa de vida aumentou, mas isso não quer dizer que tenhamos mais saúde e bem-estar.

E tem mais: o mesmo levantamento apontou que, em 2013, a lombalgia[2] e a depressão estavam entre os dez maiores contribuintes para a incapacidade em todos os países. Em todo o mundo, o número de pessoas doentes aumenta muito com o passar da idade. O número de indivíduos que vivem com mais de dez doenças diagnosticadas cresceu 36% entre 1990 e 2013. (Saúde em tempos de incerteza na região leste do Mediterrâneo, 1990–2013: uma análise sistemática para o Global Burden of Disease Study 2013)

Depois desses dados estarrecedores podemos concluir que as pessoas estão cada vez mais dependentes de médicos e remédios ao redor do mundo. Devido a vida corrida e atribulada as pessoas delegam a responsabilidade de cuidar da coisa mais importante de suas vidas a terceiros, só para não sair da sua zona de conforto.

O ser humano é feito de corpo, mente e espírito e essa tríade precisa estar em equilíbrio para que se tenha saúde, ou seja, saúde integral. Mas durante a experiência de vida há uma desconexão dessa tríade na maioria das pessoas, que precisa ser reconectada, sob pena de se entrar para a estatística relatada acima. E isso pode ser alcançado  Para isso sem o uso de remédios ou qualquer tipo de droga sintética. Para tanto se faz necessário uma reprogramação mental. Deixar para trás as velhas crenças limitantes através da meditação e de exercícios de mentalização.

O nosso corpo já possui no seu DNA a autocura. O nosso sistema imunológico está preparado e pronto para combater todo tipo de ameaça externa como vírus e bactérias. A única coisa que falta é assumirmos o controle através do nosso poder mental.

No próximo artigo concluirei esse raciocínio para que você entenda o poder que você tem.

Deixe uma resposta