ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Por G1

16/09/2019 20h35  Atualizado há 30 minutos


INTERNACIONAIS

Alta do petróleo

Os ataques a duas instalações de petróleo na Arábia Saudita, no final de semana, causaram nervosismo no mercado financeiro e a disparada no preço do barril do petróleo pelo mundo. No Brasil, a alta impulsionou as ações da Petrobras e derrubou as das companhias aéreas.

Com o ataque à maior refinaria de petróleo do mundo, cerca de 5,7 milhões de barris deixaram de ser produzidos por dia, o representa mais de 5% da produção global.

Os EUA acusaram o Irã pelo ataque, realizado com drones. Os iranianos rebateram, dizendo que os americanos buscam um pretexto para retaliar.

NACIONAIS

Bolsonaro recebe alta

Bolsonaro chega a Brasília e diz que reassume Presidência amanhã — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Bolsonaro chega a Brasília e diz que reassume Presidência amanhã — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Bolsonaro deixou o hospital em SP hoje, 8 dias após passar por uma cirurgia de correção de hérnia. Ele chegou a Brasília no fim da tarde e disse que reassume a Presidência amanhã. Mais cedo, o Planalto chegou a informar que o vice Hamilton Mourão ficaria à frente do governo até quarta-feira.

Incêndio em hospital

Subiu para 12 o número de mortos no incêndio no Hospital Badim, no Rio de Janeiro. Uma paciente idosa que estava internada na unidade e foi transferida para o Copa D’Or não resistiu após inalar fumaça durante o incêndio.

Hoje, funcionários do Hospital Badim começaram a prestar depoimento sobre o incêndio à polícia. Entre as perguntas que a investigação tenta responder estão o porquê da fumaça tóxica ter se espalhado por dentro do hospital.

Tiroteio no Jacarezinho

Um tiroteio durante uma operação da PM na comunidade do Jacarezinho deixou 4 mortos e 3 feridosO Globocop flagrou um policial agredindo um homem detido. A PM informou que o policial foi preso após a ação.

Queimadas em Alter do Chão

Mata de Alter do Chão, no Pará, atingida por fogo entre este sábado e esta segunda-feira (16) — Foto: Reprodução/GloboNews

Mata de Alter do Chão, no Pará, atingida por fogo entre este sábado e esta segunda-feira (16) — Foto: Reprodução/GloboNews

Um incêndio atinge desde sábado uma região de proteção ambiental em Alter do Chão (PA), conhecido destino turístico na região da Amazônia. O fogo destrói a floresta e ameaça vilas, mas os bombeiros ainda não sabem o tamanho da área atingida. O governador Helder Barbalho informou que pediu ajuda federal para combater as queimadas.

Concessão do Pacaembu

Foto do projeto do Pacaembu após a concessão para iniciativa privada — Foto: Reprodução/Prefeitura SP

Foto do projeto do Pacaembu após a concessão para iniciativa privada — Foto: Reprodução/Prefeitura SP

Foi assinado hoje em SP o contrato que concede o estádio do Pacaembu à iniciativa privada por 35 anos. A empresa Allegra Pacaembu fará a gestão de uma área que inclui, além do campo de futebol, uma piscina, duas quadras de tênis e um ginásio poliesportivo. O tobogã do complexo será demolido, e a capacidade do estádio vai diminuir.

Adeus a Roberto Leal

O caixão do cantor português Roberto Leal é carregado no fim do seu velório na Casa de Portugal, em São Paulo. O artista de 67 anos, que tratava de um câncer de pele, morreu neste domingo (15) em decorrência de insuficiência renal — Foto: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O caixão do cantor português Roberto Leal é carregado no fim do seu velório na Casa de Portugal, em São Paulo. O artista de 67 anos, que tratava de um câncer de pele, morreu neste domingo (15) em decorrência de insuficiência renal — Foto: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O corpo do cantor Roberto Leal foi enterrado hoje, em São Paulo. Ele tratava um câncer de pele e não resistiu às complicações de uma insuficiência renal. Nascido em Portugal, Roberto Leal, veio para o Brasil ainda adolescente e se tornou conhecido nos anos 1970. As músicas “Arrebita” e “Bate o pé” eram seus maiores sucessos.

Também teve isso…

Fonte: G1

Senado faz última sessão de discussão da PEC da Previdência

Foto: Pedro França/Agência Senado

A sessão da tarde de hoje (16) no Senado foi dedicada à discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 6, que trata da reforma da Previdência. Foi a última das cinco sessões previstas pelo regimento da Casa antes de o texto ser submetido à votação. Agora, os senadores aguardarão o relator da proposta, Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentar parecer sobre as emendas de plenário. A entrega está prevista para a próxima quinta-feira (19). O relatório deverá ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir para o plenário.A votação da PEC no plenário, em primeiro turno, está prevista para ocorrer na próxima semana, no dia 24 de setembro. A votação em segundo turno está programada para 10 de outubro. Já a PEC paralela, proposta conhecida por trazer alterações ao texto original e, principalmente, a inclusão de servidores estaduais e municipais na reforma da Previdência, deverá avançar após a votação da PEC original. A última sessão de discussão da PEC paralela está marcada para quarta-feira (18).

A sessão foi marcada por poucas falas dedicadas à Previdência. O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que a reforma como está atinge principalmente os que ganham até três salários mínimos. “Isso representa mais de 80% daqueles que estão no Regime Geral da Previdência”. Já Luiz Carlos Heinze (PP-RS) defendeu as mudanças. “Acho um avanço, o Brasil precisa. É importante que se façam essas reformas.”

Agência Brasil

Comments

Pacote Anticrime será debatido em evento na Arena das Dunas

Principal pauta jurídica do ministro Sérgio Moro, o Pacote Anticrime será o tema central do principal evento jurídico realizado em Natal no segundo semestre de 2019. O Fórum Regional de Discussão da Reforma Anticrime acontece no próximo dia 27 de setembro, na Arena das Dunas, em Natal. O evento vai reunir juízes, advogados, promotores, procuradores, desembargadores, estudantes de direito e juristas de uma maneira geral. Os últimos ingressos podem ser adquiridos no endereço eletrônico: www.forumanticrimenatal.com.br.

Entre os convidados do evento, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (BSB), o Kakay, com 17 clientes na Lava Jato, a procuradora Thaméa Danelon (SP), ex-coordenadora da Operação, o advogado José Eduardo Cardozo, ex-Ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União do Brasil, prometem esquentar o debate para os presentes. A lista de palestrantes conta ainda com renomados nomes da área jurídica locais e nacionais. Entre os quais, o juiz federal Walter Nunes (RN), o advogado Fabrizio Feliciano (RN), o juiz Ricardo Tinôco (RN), além do procurador regional da república Marcelo Alves (PE).

Além do palco para debates, o evento contará ainda com a 1ª Exposição Jurídica Potiguar, espaço para feira de entidades públicas e privadas ligadas ao direito. O local abrigará estandes abertos para visitação do público durante todo o dia. 90% já foram comercializados.

O evento conta com o apoio institucional da Justiça Federal do RN e da Associação dos Magistrados do RN (Amarn). As inscrições estão abertas no endereço eletrônico: www.forumanticrimenatal.com.br, em três categorias “estudantes, convênios e profissionais”. As vagas são limitadas. O evento tem o patrocínio da Damásio Educacional, Harabello Turismo, UniFacex, Oral Estética, Unimed Natal e EVO MKT. A realização é da Ozzy Eventos.

Comments

[FOTO] Capa da Playboy dedica revista a Bolsonaro: “Maior machista do Brasil”

A brasileira Mariah Fernandes, de 27 anos, posou para a capa da revista Playboy de Portugal, mas diz que nunca posaria da mesma forma no Brasil. O motivo? “É um país machista e liderado por um cara machista e homofóbico”, disse, se referindo ao presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à publicação.

Como forma de protesto, ela autografou um exemplar da revista e enviou ao presidente, com uma dedicatória bastante crítica: “Bolsonaro, com carinho, para o maior machista do Brasil”.

Comments

Contaminação por bactéria leva Anvisa a determinar suspensão de comercialização de lenços umedecidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização e da distribuição de dois lotes de lenços umedecidos de duas diferentes marcas. Os produtos devem ser recolhidos voluntariamente após verificação de contaminação pela bactéria Enterobacter gergoviae. A medida atinge o lote 219/2019 da marca Huggies Max Clean e o lote 024/2019 da marca Baby Wipes.

Segundo a Anvisa, os produtos são de fabricação da Kimberly Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda. Em nota, a agência disse que o problema foi identificado pelo controle de qualidade da própria empresa, que o comunicou à Anvisa. Segundo a empresa, a bactéria identificada não oferece riscos para pessoas saudáveis, mas pode causar infecções mais graves em pessoas que estejam com o sistema imunológico debilitado.

Em nota publicada em seu site, a Kimberly Clark informou que, em casos extremos em pessoas hospitalizadas, a infecção pode se tornar severa e requerer assistência médica adicional para se evitar risco de vida. A empresa ofereceu o telefone 0800 709 5599 para informações aos consumidores e o site kimberly-clark.com.br/contato. “A Kimberly-Clark afirma que este chamamento não representa qualquer custo ao consumidor e reforça seu comprometimento com a qualidade de seus produtos e responsabilidade com a satisfação de seus consumidores”.

Estadão Conteúdo

Comments

A pedido de Dodge, Fachin arquiva trechos de delação que citam Maia e irmão de Toffoli

O ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ) Edson Fachin acolheu os quatro pedidos de arquivamento feitos pela procuradora-geral da República ( PGR ) Raquel Dodge sobre a delação premiada do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro .

Os trechos arquivados se referem aos anexos sobre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia , (DEM-RJ), sobre um irmão do presidente do STF, Dias Toffoli , sobre o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins e sobre o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro.

Leia a notícia completa AQUI no Justica Potiguar.

Comments

LOCAIS

Beto Rosado rebate denúncia do MPF e diz que não cometeu conduta ilícita: “mero equívoco do exercício de mandato”

Acerca da notícia veiculada pelo Ministério Público Federal informando que o deputado federal Beto Rosado (PP) estaria sendo processado por ato de improbidade administrativa, o parlamentar enviou nota com os seguintes esclarecimentos:

“Já foram apresentadas todas as defesas técnicas necessárias para comprovação da boa-fé e inexistência de culpa no que tange a conduta imputada pelo Ministério Público Federal no referido processo. O parlamentar já restituiu inteiramente os valores utilizados da cota parlamentar, de forma espontânea, bem antes da provocação do Ministério Público. Portanto, reputamos a conduta como se tratando de um mero equívoco no exercício do mandato, e não como uma conduta ilícita como pretende imputar o MPF”.

Leia a notícia completa AQUI no Justica Potiguar.

[VÍDEO] Polícia prende estelionatário italiano aplicando golpe no Midway

Agentes da 5ª Delegacia de Polícia prenderam dentro do Midway Mall, na tarde desta segunda-feira (16), por falsidade ideológica, o italiano Giorgio Marchese, acusado de aplicar golpes em varias vítimas em Natal, no objetivo de vender supostos apartamentos e carros , anunciados a menor preço no site OLX.

Segundo informações levantadas pelo Blog, bem vestido e com uma boa conversa, ele ludibriava diversas pessoas e se aproveitava de diversos valores monetários das vítimas.

Apresentava-se com outros nomes e identidades falsas, com ele foi apreendido cartões de visita , em nome de pessoas diferentes, o mesmo chegou a negar tudo, mas as evidências são inúmeras.

A polícia pede que, em caso de reconhecimento, as vítimas busquem a Delegacia de Plantão.

Comments

PF prende homem com 147 kg de produto controlado em Natal

A Polícia Federal apreendeu neste final de semana em uma residência no bairro de Nazaré, Zona Oeste de Natal, 147 kg de cafeína, que é um produto controlado. Um homem de 28 anos foi preso.

A cafeína estava camuflada em sacos de nitrato de cálcio com data de vencimento vencida. Os policiais apreenderam também dois carros e uma moto que estavam em poder do suspeito.

A produto controlado apreendido é tido como substância desviada de suas legítimas aplicações para ser usada ilicitamente, como precursor, solvente, reagente e adulterante ou diluente, na produção, fabricação e preparação de entorpecentes e substâncias psicotrópicas (Portaria nº 1274/2003/MJ).

O acusado após ser submetido a exame de corpo de delito encontra-se sob custódia da PF, à disposição da Justiça.

Comments

Prefeito Paulinho recebe presidente Mourão em São Gonçalo

Em passagem pelo Rio Grande do Norte, o presidente em exercício do Brasil, Hamilton Mourão, esteve no Monumento aos Mártires de Uruaçu e Cunhaú em São Gonçalo do Amarante.

Na visita, o chefe do Executivo Federal foi recebido pelo prefeito Paulo Emídio (Paulinho) e arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

Comments

Governadores do NE fortalecem agenda positiva com investidores alemães

Foto: Elisa Elsie

“Estamos com boas expectativas de investimentos no Brasil. Temos uma boa base de relacionamento e algumas companhias alemãs investem aqui há 160 anos. O RN é sempre sol e sempre vento”, elogiou Georg Witschel, embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, durante reunião ocorrida na programação do 37° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que acontece em Natal até esta terça-feira, 17.Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra, destacou aos investidores alemães: “É preciso adotar medidas para o enfrentamento da crise fiscal e financeira e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios, mas sem tirar o foco de avançar no campo da igualdade de oportunidades e redução das desigualdades sociais“.

A governadora ressaltou, ainda, a importância da realização do EEBA no Rio Grande do Norte e as iniciativas realizadas com o intuito de trazer investidores para o Estado e a Região Nordeste. “Queremos avançar na parceria com a iniciativa privada, por meio do diálogo e da transparência. Ações concretas já foram iniciadas como a modernização dos marcos regulatórios e políticas de incentivos fiscais, gerando empregos dignos para o nosso povo e o crescimento da economia”, disse Fátima.

Presente na reunião, o governador Rui Costa (Bahia) presidente do Consórcio Nordeste, falou que a entidade em si é uma resposta ao enfrentamento desta crise financeira, uma ferramenta de gestão coletiva que busca fazer política de desenvolvimento regional e trazer investimentos por meio de parcerias com setor produtivo.

Um dos setores que concentra expectativa de investimento das empresas alemãs é o de energia, no qual o Nordeste lidera a produção nacional e o Rio Grande do Norte desponta como o maior produtor brasileiro, com grande potencial para ampliação e desenvolvimento deste setor. Embora tenha sido reiteradamente afirmado o interesse de investidores em diversos outros setores produtivos, como tecnologia, mineração, fruticultura e turismo.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a reunião foi positiva para estreitar os laços com as empresas e com o governo alemão, além de afinar a agenda de compromissos prevista para novembro próximo. “Entre os dias 16 e 28 de novembro os governadores que integram o Consórcio Nordeste visitarão quatro países, entre eles a Alemanha, para dar continuidade ao processo de apresentação dos potenciais da região e para a formação de parcerias entre os países”, explicou.

Comments

Audiência na Câmara debate fortalecimento dos Conselhos Tutelares de Parnamirim

A estruturação dos Conselhos Tutelares, demandas e limites da atuação dos profissionais, visitas externas, além da interação com a rede assistencial e as denúncias recebidas pelos órgãos em Parnamirim foram debatidas em audiência pública na última sexta-feira(13), na Câmara Municipal.

A ação foi de propositura da vereadora Ana Michele e reuniu demais parlamentares, conselheiros tutelares, representantes da Vara da Infância e Juventude e instituições que atuam em defesa da criança e do adolescente.

“A casa legislativa, mais uma vez, abre espaço para debater junto à sociedade um instrumento de extrema relevância, que é o Conselho Tutelar – um órgão que desenvolve um papel importantíssimo com a comunidade, devido ao seu acesso a situações de violações e negligência. Nosso intuito é sairmos dessa audiência com encaminhamentos concretos que possam ajudar a melhorar os conselhos tutelares em Parnamirim”, justificou a vereadora Ana Michele.

A promotora da infância e juventude da Comarca de Parnamirim, Isabelita Garcia, apresentou as atribuições do Conselho Tutelar e seu papel, além de parabenizar a Câmara por debater a temática. “Antes de falarmos da importância dos conselhos, é preciso cobrarmos a implantação de uma rede mais forte, mais organizada, com o serviços funcionando que possam dar o suporte necessário ao atendimento às crianças e adolescentes do município. De grande valia essa discussão, pois é o momento da população conhecer como funciona os conselhos. Todos estão de parabéns”, frisou a promotora de justiça.

Representando o Conselho Tutelar I, Lucineide Paulino, fez um balanço e reforçou a função do órgão. “Conheci vários conselhos tutelares em todo o estado e posso afirmar que os de Parnamirim exercem um diferencial, pois temos uma equipe técnica que procura atender da melhor forma possível”, disse.

Ao final da audiência, a vereadora Ana Michele listou alguns encaminhamentos propostos durante a discussão, como a criação de um grupo de trabalho permanente para debater as questões sobre o fortalecimento da rede, a Lei do SUAS, orçamento para os conselhos, dentre outros.

Participaram também da audiência as vereadoras Nilda Cruz e Rhalessa Freire.

 

Intervenções da STTU no trânsito e semáforo: ‘Em lugar nenhum no mundo 200 metros de engarrafamento é grande prejuízo’, diz secretário na Câmara Municipal de Natal

Foto: Marcelo Barroso

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) esteve presente na manhã desta segunda-feira (16) na Câmara Municipal de Natal. Representada pelo secretário adjunto da pasta, Walter Pedro, o gestor esteve na Casa a convite da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização com o objetivo de esclarecer sobre as alterações no trânsito na capital potiguar.

Em questão no debate, especificamente, os sinais e faixas instalados nas avenidas Hermes da Fonseca (junto à Avenida Alberto Maranhão) e um segundo na Avenida Salgado Filho (nas proximidades da Igreja Universal). Ambas medidas foram suspensas pela Secretaria na última sexta-feira (13).

De acordo com o secretário Walter Pedro, o recuo na decisão da pasta se deve a necessidade vista pelo órgão de estabelecer novos debates com a população, explicando mais a toda sociedade sobre as premissas de mobilidade urbana, que também norteiam as necessidades de trânsito de uma cidade.

“A prefeitura vem observando diversos corredores de Natal e a situação que trata de travessias de pedestres. Já fizemos grandes intervenções, como corredores exclusivos, e estávamos em falta na intervenção para pedestres, avaliando que as Leis tratam sobre segurança e conforto das pessoas nessa situação e levando em conta, também, que se existir alguma intervenção de trajeto o veículo é que deve se deslocar. Infelizmente existiu uma falsa comunicação nas redes sociais, o que prejudicou o projeto e nos levou a perceber que era necessário um novo debate”.

De acordo com o gestor, a distância entre a faixa instalada próximo a Igreja Universal e a Avenida Amintas Barros é de 350 metros, e que a instalação da faixa/semáforo registrou um aumento, no máximo, de 200 metros de congestionamento. “Em lugar nenhum no mundo 200 metro de engarrafamento é considerado prejuízo de grande escala. As pessoas que estão de carro não têm prejuízo, mas o pedestre tem. Nas premissas de mobilidade urbana nós tentamos sempre trabalhar com impacto mínimo, e que o pedestre e os veículos estejam no mesmo nível”, relata.

Segundo Walter Pedro, pelo menos 3 mil pessoas utilizariam diariamente a faixa. Ao se tratar da passarela existente na Salgado Filho, o secretário esclareceu que o objetivo é que a mesma seja retirada.

Para o presidente da Comissão, o vereador Dinarte Torres (PMB), a partir do momento que a STTU reconhece que houve erro na implantação e retirada do semáforo há o reconhecimento que deveria ter existido um debate prévio sobre as medidas. O parlamentar usou como base uma pesquisa divulgada pelo portal G1, que constatou que mais de 70% população aprovou a faixa de pedestre da Avenida Salgado Filho. “Sem dúvida houve uma precipitação no momento que se coloca e que se retira radicalmente, mas mesmo assim é um momento importante, pois abre o debate para a população e, sendo pedestre a parte mais importante que falamos aqui, são eles que devem ser ouvidos”, disse.

Especialista em trânsito, o professor da UFRN Rubens Ramos defende a instalação das faixas/semáforos. “Os semáforos são corretos sim. Esse é um modelo utilizado em São Paulo e nele o pedestre cruza a via com proteção de um sinal”, explica. Para o especialista, o uso da passarela não condiz com o fluxo urbano, sendo essa uma alternativa não viável. “A passarela é um obstáculo para o usuário. Ela tira o pedestre da rua, assim como tira o comércio, pois não há fluxo de pessoas, para zona urbana não é uma saída”, conclui.

Também presente na discussão, o vereador e membro da Comissão de Finanças, Maurício Gurgel (PSOL) entende que a iniciativa da comissão vem esclarecer a população sobre questionamentos que envolvem seu dia a dia. “A STTU reconhece que precisa haver mais debate com a sociedade e também entende que o pedestre precisa ser prioridade. Essa é uma oportunidade e alternativa de trazer temas de interesse social, mostrando alternativas para o pedestres, para o ciclistas e que ao mesmo tempo tragam fluidez no trânsito”, avalia.

Estiveram presentes no debate os vereadores Aroldo Alves (PSDB), Preto Aquino (PATRIOTA), Felipe Alves (MDB) e Fúlvio Saulo (Solidariedade). Representantes de comunidades relacionadas ao tema também marcaram presença, entre eles Francisco Iglesias, da Associação Potiguar Amigos da Natureza (Aspoan); Kleberson Melo, da Associação Bike Anjo; e José Canuto, presidente do Conselho Municipal de Política Cicloviária e da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn).D

IFRN é considerada a quinta melhor instituição federal de ensino do país

De acordo com o último relatório do índice integrado de governança (iGG), divulgado no final de agosto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o IFRN aparece na segunda posição de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e na quinta geral, dentre todas as instituições federais de ensino do país, que também engloba as universidades. Os resultados foram obtidos com base em levantamento de dados feito em 2017 sobre governança e gestão na administração pública federal (APF), de maneira a identificar os pontos mais vulneráveis e induzir melhorias nas quatro aéreas analisadas: gestão em tecnologia da informação (TI), contratações, gestão de pessoas e resultados.

A governança na APF refere-se à capacidade que as instituições têm de produzir e entregar valor, isto é, a entrega de resultados, de forma eficiente e com riscos bem geridos. Em geral, em uma instituição pública, o valor costuma ser percebido como benefícios para a sociedade. Quanto mais valor se entrega, melhor costuma ser a governança. No entanto, os resultados sugerem que as boas práticas de governança pública corporativa ainda são um desafio para maior parte das 488 organizações relacionadas. O levantamento apontou que 58% delas se encontram em estágio inicial no iGG; 39% em estágio intermediário e somente 3% em estágio mais avançado.

Para o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Marcos Oliveira, o IFRN está no rumo certo, implementando os mecanismos necessários para continuar avançando. “Trabalhamos na perspectiva de realizar as entregas que a sociedade espera, a partir da otimização do fazer institucional em todas as áreas de atuação, com responsabilidade de transparência. Demos início à implantação do novo PDI 2019-2026, com agenda de visitas a todos os campi, iniciada desde o mês de agosto deste ano, possibilitando a construção de instrumentos para acompanhamento de desempenho tanto por parte da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral”, afirma.

Com informações do IFRN

Deixe uma resposta